• felipao_1Luiz Felipe Scolari
  • felipao_2Luiz Felipe Scolari

Palestrativa | Luiz Felipe Scolari

Técnico Campeão do Mundo pela Seleção Brasileira, em 2002, na Copa do Mundo Korea-Japão. É formado pela Faculdade de Educação Física de Porto Alegre, com especialização em futebol e vôlei.

Como jogador profissional, fez sua carreira em clubes gaúchos, como Novo Hamburgo e Juventude, e encerrou sua trajetória aos 32 anos de idade no CSA de Maceió, onde se iniciou imediatamente na carreira de técnico de futebol. A primeira decisão na nova função foi no ano seguinte, quando levou o Brasil de Pelotas a final do Campeonato Gaúcho de 83.

Seu primeiro título como treinador foi o Campeonato Gaúcho, conquistado em 1987 pelo Grêmio. No início da década de 90, vieram novas conquistas: no Kuwait, em 1990, venceu a Copa do País pelo Al Qadsia e a Copa do Golfo pela Seleção do Kuwait. No Brasil, foi campeão três vezes da Copa do Brasil e duas vezes da Libertadores da América.

Foram três anos e meio no Grêmio e a conquista de seis títulos. No Palmeiras, permaneceu três anos e conquistou quatro títulos. Foi eleito por 200 jornalistas sul americanos, numa pesquisa do jornal “El País” do Uruguai, o melhor técnico do continente em 1999.

Assumiu em 12 de junho de 2001 a Seleção Brasileira. Conquistou a Copa do Mundo de 2002, disputada na Korea e no Japão, com 100% de aproveitamento. Foi o 16º título conquistado em 26 finais disputadas.

Em janeiro de 2003, assumiu a Seleção Portuguesa. Depois de um ano e meio de preparação, levou Portugal à final inédita da Eurocopa, onde conquistou o vice campeonato. Nas eliminatórias européias para a Copa da Alemanha, conseguiu a classificação antecipada e deforma invicta. Na Copa do Mundo, levou Portugal a se classificar entre as quatro melhores seleções. Em seguida, foi treinador do Arsenal, da Inglaterra.

Atualmente, é técnico do Palmeiras e realiza palestras motivacionais pelo Brasil e diversas cidades do mundo, contando sua trajetória de vencedor.